SINTOMAS da Deficiência da vitamina A, O que pode causar!



By Bet Dicas | 17 de agosto de 2016.


Todas as vitaminas são necessárias para o corpo, por isso, a deficiência de vitamina A também pode acarretar problemas bem diversos ao organismo, porém também devemos cuidar com os excessos dessa vitamina, pois isso também pode causar danos especialmente para o fígado.

Quando se trata de deficiências da vitamina A, a visão é que corre os maiores riscos, porém, é preciso que se entenda que essa vitamina é essencial para o crescimento e bom desenvolvimento do ser humano uma vez que ela também age como fortalecedora do sistema imunológico para prevenir contra doenças infecciosas e outras.

Alguns historiadores afirmam que os egípcios no passado costumavam se alimentar com os alimentos com vitamina A para prevenir e curar a cegueira noturna, porém, os verdadeiros benefícios dessa vitamina só foram comprovados a partir do ano de 1913.

A vitamina A é encontrada na gema de ovo, no fígado bovino, nos derivados do leite. Mas também é importante que se saiba que os vegetais de folhas verdes e amarelas contém betacaroteno que são convertidos em vitamina A quando ingeridos.

Sabe-se que a deficiência da vitamina A é a primeira causa dos problemas de visão nas crianças, quando ocorre a chamada “cegueira evitável” que também pode causar o risco de morte em lactentes.


deficiencia de vitamina a

A vitamina A é também extremamente importante para as mulheres no período de gravidez, pois a sua deficiência causa a chamada “cegueira noturna” nas gestantes e ainda aumentam os riscos de mortalidade materna.

Assista uma matéria que trata da falta de vitamina A

A falta de vitamina A como já mencionamos ajuda a comprometer o sistema imunológico, e, com isso, os indivíduos ficam mais sujeitos a contrair doenças infecciosas e no caso das crianças, podem sofrer com problemas como diarréia excessiva, má formação dos ossos, infecções respiratórias, e ainda podem correr sérios riscos de morrer de sarampo. (Não deixe de ler, Saiba quais os benefícios dos alimentos ricos em vitamina B ).

Causas da deficiência da vitamina A

  • A principal causa da falta de vitamina A no organismo é a desnutrição, especialmente quando se ingere poucos alimentos de origem animal sem substituí-los.

  • Outro fator que leva especialmente as crianças a sofrerem com a deficiência de vitamina A é a falta do leite materno. Bem sabemos que uma criança, pelo correto deveria ser amamentada no seio pelo menos até os 2 anos de idade, mas isso, em nossos dias é cada vez mais incomum já que as mães trabalham fora.

Com isso, as crianças ficam mais sujeitas a sofrerem com a falta dessa vitamina. Além disso, as mães que não se proveram adequadamente com essa vitamina durante a gravidez passaram a deficiência delas também para essas crianças que já nascem com a falta da vitamina.

  • Pessoas com complicações no fígado também tem dificuldades de armazenar essa vitamina no organismo o que certamente cedo ou tarde pode causar a sua deficiência.

  • Doenças como fibrose cística, doença celíaca, icterícia obstrutiva, giardíase, entre outras doenças podem dificultar a absorção da vitamina A pelo organismo e com isso causar sua deficiência.

Alguns sintomas da falta da vitamina A

A secura ocular pode causar uma grave doença grave conhecida por Xeroftalmia que causa a cegueira noturna. A doença ataca a Conjuntiva que perde suas células caliciformes e com isso, os olhos não são lubrificados impedindo que os olhos lacrimejem o que pode levar a inflamações e infecções na visão e até mesmo a cegueira. (Leia: Saiba os benefícios dos alimentos ricos em ferro ).

Outro perigo da falta de vitamina A no organismo são as facilidades para contrair doenças ligadas ao aparelho respiratório e também do aparelho urinário, tudo por conta do enfraquecimento do sistema imunológico.

A falta de vitamina A no corpo também pode causar danos a pele, causando o ressecamento e deixando-a susceptível a transtornos variados uma vez que a pele perde sua elasticidade natural.

Mais uma matéria bem informativa sobre a Vitamina A em baixa no corpo

Por ter propriedades antioxidantes, acredita-se também que a falta de vitamina A no organismo pode contribuir com a formação de cancros, porém essa situação carece de mais estudos, mas mesmo assim, não convém facilitar.

Melhores fontes de vitamina A – apesar da vitamina A ser encontrada em alimentos de origem animal, estes em nossos dias não são as melhores opções para um viver saudável, mas ainda bem que podemos encontrar a vitamina A em alimentos de origem vegetal, como nas folhas de cores escuras como couve, brócolis, espinafre, rúcula, alface, entre outras hortaliças.

Além disso, encontramos a vitamina A nas cenouras, na batata-doce, no damasco, no melão, na abóbora, na páprica, na beterraba, nas mangas, no manjericão, no orégano, entre outros alimentos. Não devemos esquecer que alguns alimentos não contêm a vitamina propriamente dita e sim o betacaroteno e outros carotenóides que são transformados em vitamina A quando ingeridos.

Quantidades diárias de vitamina A necessárias – a necessidade de vitamina A diária varia de acordo com a idade. Os bebês de 0 a 6 meses de idade precisam de 400 mcg/dia, bebes de 7 a 12 meses de idade precisam de 500 mcg/dia, crianças de 1 a 3 anos de idade precisam de 300 mcg/dia, de 4 a 8 anos de idade 400 mcg/dia, de 9 a 13 anos de idade 600 mcg de vitamina A por dia.

Já os homens a partir dos 14 anos de idade precisa de 900 mcg/dia, enquanto que as mulheres acima dos 14 anos de idade precisam de 700 mcg/dia. (RECOMENDAMOS QUE: Conheça os alimentos ricos em vitamina D para o organismo ).

Gestantes – mulheres que engravidam antes dos 18 anos de idade necessitam de 750 mcg/dia enquanto que as mulheres que engravidam após os 18 anos de idade precisam de 770 mcg de vitamina A por dia.

Lactentes – as mulheres que amamentam antes dos 18 anos de idade necessitam de 1200 mcg/dia de vitamina A e as mulheres que amamentam após os 18 anos de idade precisam de 1300 mcg de vitamina a por dia.

Suplementos – quando se fala de deficiências de algum nutriente no organismo, logo são buscados os suplementos, mesmo sem recomendação médica. Porém, é preciso entender que a suplementação de vitamina A pode acarretar em excessos da vitamina no organismo e como ela é armazenada no fígado com o tempo pode causar-lhe grandes danos e com isso, esses excessos serem passados para o sangue causando danos ainda mais graves.

A intoxicação por vitamina A pode se desenvolver em crianças ou em adultos, basta um descuido com uma dosagem mais elevada. Isso pode causar cefaléias intensas, hipertensão craniana, protuberâncias ósseas, dores nas articulações, entre outras complicações.

Precisamos entender de uma vez que os alimentos vegetais que contém o beta caroteno, fornecem a solução para abastecer o organismo da vitamina A, pois como já mencionamos esse carotenóide é transformado na vitamina logo que ingerido. (LEIA TAMBÉM:  Benefícios do farelo de aveia na alimentação ).

Por isso, que ninguém pense que para ingerir vitamina A precisa logo buscar pelos alimentos de origem animal, não é bem assim. Para entender melhor, basta ingerirmos os alimentos que contém uma cor alaranjada como as laranjas, a abóbora, a batata-doce rosada, entre outros alimentos, alguns inclusive já citados anteriormente.

Cuidados – a ingestão de bebidas alcoólicas comprometem o armazenamento de vitamina A no fígado, por isso, é preciso abolir de vez esse tipo de bebida seja qual for a quantidade, uma vez que pouco ou muito, o álcool sempre traz problemas a saúde.

A vitamina E tem uma função protetora da vitamina A para evitar que essa oxide no organismo, por isso, é importante se prover também de vitamina E em quantidades normais para o organismo.



Você vai querer ler
Saibas quais os benefícios dos alimentos ricos em vitamina B
Conheça os alimentos ricos em vitamina D para o organismo
Saiba os benefícios dos alimentos ricos em ferro
Benefícios da granola para emagrecer dicas para emagrecer
Remédios para acabar com a tosse seca em casa
Benefícios da pimenta para a saúde