RECEITA: Como fazer panquecas com recheio salgado ou doce



By Bet Dicas | 17 de agosto de 2016.


Saber como fazer panquecas é bastante vantajoso nos dias em que vivemos, quando em geral não existe tempo para sequer ir para a cozinha e preparar uma refeição digna de alguém que precisa se alimentar direito.

Não se sabe ao certo quando e onde elas surgiram, mas alguns historiadores afirmam que a origem das panquecas se deu na França, verdade ou não, elas passaram a ser conhecidas na Europa ainda na década de 1920 e em pouco tempo já eram conhecidas em várias partes do planeta.

Ainda existem aqueles que defendem a idéia de que a massa surgiu com os indianos e outros dizem que os inventores são os chineses, e outros ainda insistem em afirmar que as primeiras panquecas foram preparadas no século 1.

Em inglês escreve-se “Pancake um bolo de frigideira preparado com ovos, farinha e leite e depois servida com recheios bem diversos, salgados ou doces, sendo um prato muito bem aceito por qualquer pessoa, até mesmo pelas crianças.

Fazendo panquecas, siga os passo no vídeo

Preparando Panquecas doces deliciosas


No passado elas eram preparadas sobre pedras quentes, e à medida que o tempo passou o preparo passou a ser feito sobre chapas de ferro sobre o fogo e agora, mais pratico ainda em panelas antiaderentes tornando mais fácil e rápido o trabalho.( Veja também Aprenda fazer um delicioso petisco de provolone para fazer em casa )

Por conta de sua fama, ela tem nomes que variam de um país para outros, vamos a eles:

  • Na França – entre os franceses, as panquecas levam o nome de “Crespo”, por conta da aparência que ela apresenta depois de pronta.

  • Na Alemanha – entre os alemães as panquecas que conhecemos têm um nome bem difícil de pronunciar “Kartoffelpuffer”.

  • Nos Estados Unidos – assim como na Inglaterra a panqueca em inglês é chamada de “Pancake” que significa “bolo de frigideira”, porém a massa é mais grossa do que a nossa panqueca e é bastante consumida no café da manhã.

  • No Brasil então, ficamos com a Panqueca que é mais fácil pronunciar e muito melhor para degustar devido aos diversos sabores.

como fazer panquecas salgadas

Ingredientes para a massa de panqueca – providencie 3 ovos, 2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de leite e 1 pitada de sal.

Preparo da massa – bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos e certifique-se de que toda a mistura está bem homogênea, do contrário, desligue o aparelho, e auxilie com uma colher para depois bater novamente.

Enquanto isso use uma frigideira antiaderente para assar a massa. Coloque uma porção da massa usando uma concha como medida, gire a frigideira em torno de si mesma para que a massa se espalhe corretamente. Baixe o fogo e cuide para até que a massa doure antes de virar, para assar o outro lado, mas cuide para não queimar.

Massa de panqueca com farinha integral – para deixar esse alimento ainda mais nutritivo, podemos preparar a massa com farinha integral com os seguintes ingredientes: 1 ovo, 1 colher de óleo, 1 xícara de farinha integral, 1 xícara de leite, 1 pitada de sal.

Para assar as panquecas, o processo é o mesmo usado nas panquecas com farinha branca, apenas acrescentamos 1 gota de óleo na frigideira para aquecer e começar com os assados. ( Que tal começar a Aprender fazer com a receita bolo de rolo )

Outra opção – ainda para quem achar a massa integral apenas com farinha integral muito pesada, pode prepará-la combinando farinha branca e farelo de trigo, em proporção igual que também funcionará como uma massa integral.

Massa de panqueca sem glúten – 1 xícara de amido de milho, 1 colher (café) de fermento de bolo, ½ colher (café) de sal, 1 ovo e ½ xícara de leite.

Como fazer a massa – Bata os ingredientes no liquidificador e depois em uma frigideira untada com 1 fio de óleo e aquecida use uma concha como medida para colocar a massa para assar. No momento que as bordas soltarem, vire a massa para assar no outro lado.

Depois de preparada a massa, o recheio fica por sua conta, e como já mencionamos o recheio pode ser doce ou salgado. Com isso, podemos escolher em servir essas delícias na hora do almoço ou então para o café da manhã ou para o lanche durante dia.

Entre as muitas opções em recheios para a massa de panqueca podemos citar alguns mais apreciados tanto doce como salgados, vamos ver então:

Primeira opção salgada – 300 gramas de carne moída temperada com vinagre, queijo ralado, 2 dentes de alho triturado, 1 tomate sem pele cordado bem miúdo, orégano e tempero verde a gosto, 2 colheres de óleo, fatias de mussarela a gosto, molho de tomate e sal a gosto.

Como preparar esse recheio – refogue a carne moída no óleo e no alho e depois acrescente o orégano e deixe no fogo até secar bem e então desligue o fogo coloque o tempero verde mexa bem.

Com a massa já preparada para receber esse recheio, recheie cada uma das massas misturando com 1 fatia de queijo mussarela e carne moída colocando-as com jeito em uma travessa refratária. (Temos mais receitas: Como fazer uma deliciosa massa de pizza ).

 Depois de todas as massas recheadas, despeje o molho de tomate por cima e então polvilhe a gosto com queijo ralado.

Feito isso, leve ao forno quente por 5 minutos e então sirva acompanhado com saladas e se desejar também com arroz integral.

Segunda receita de recheio – água fervente, 2 tomates, lingüiçinha de frango sem a pele e esmiuçada, azeitonas fatiadas, orégano, tempero verde, queijo ralado a gosto, 1 cebola picada em pedaços miúdos, sal a gosto.

Como preparar – deixe a cebola picada na água quente por 1 minuto. Bata os tomates no liquidificador para o molho e tempere com o sal e o orégano. Depois disso, acrescente a cebola e as azeitonas.

Frite a linguicinha e depois misture-a ao molho já preparado, e, no final acrescente o tempero verde.

Depois disso, é só rechear normalmente as massas já preparadas e colocar em um refratário e salpicar queijo ralado por cima antes de levar ao microondas por 30 segundos, apenas para derreter o queijo.

Recheios doces

como fazer panquecas doces

Recheio de bananas – 4 bananas cortadas em cubos bem pequenos, 1 colher de manteiga, 1 caixa de creme de leite, 1 caixa de leite condensado, 4 colheres de achocolatado em pó.

Como preparar – leve ao fogo o leite condensado, a manteiga e o achocolatado e deixe ferver até ficar no ponto de brigadeiro. Retire do fogo e acrescente o creme de leite.

Recheie as massas misturando as bananas cortadas em cubos. Depois disso, é só servir.

Para quem preferir ainda poderá acrescentar canela em pó sobre as bananas no momento de rechear.

Recheio de nozes – 2 gemas, 1 xícara de nozes picadas bem miúdo, 4 colheres de suco de limão fresco, 1 caixa de leite condensado, 1 colher de manteiga.

Como preparar – Leve todos os ingredientes ao fogo, menos o limão. Deixe ferver até formar um creme e depois retire do fogo, acrescente o limão e mexa novamente para o sabor incorporar.

Agora é só rechear a massa e então servir ainda quente.

Temos ainda muitas outras opções em recheios, pois como já mencionamos essas opções são bem variadas, aproveite quem sabe e prepare a sua própria receita, mas certifique-se que os ingredientes a serem utilizados são os mais nutritivos, uma vez que esse tipo de alimento é apreciado justamente por ser contado entre os mais nutritivos.










Você vai querer ler
Como fazer Panqueca descrição simples
Como fazer deliciosas Panquecas doces e salgadas para café e almoço
Receita de Torta de frango salgada
Receita de Torta de Legumes cremosa
Como fazer molho branco Receita pra você
Como fazer uma deliciosa massa de pizza